quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Evangelho segundo o Espiritismo


Do Livro ---- O Evangelho segundo o Espiritismo




Não vim destruir a lei



As três revelações: Moisés, Cristo, o Espírito-Aliança da ciência com a religião – Instruções dos espíritos: A nova era.



1 ----Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruir-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, ate que não se cumpra tudo quanto esta na lei ate o ultimo jota e o ultimo ponto. ( Mateus, v: 17-18. )



Moisés



2 ----Há duas partes distintas na lei mosaica; a lei de Deus promulgada sobre o Monte sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés.

Uma e invariável; a outra e apropriada aos costumes e ao caráter do povo, e se modifica com o tempo.

A lei de Deus esta formulada nos dez mandamentos seguintes:



1 ----Eu sou o senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás deuses estrangeiros diante de mim.

Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa que haja nas águas debaixo da terra. Não adoraras, nem lhes darás culto.



2 ---Não tomaras o nome do senhor teu Deus em vão.



3 ---Lembra-te de santificar o dia de sábado.



4 ----Honraras a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a terra que o senhor teu Deus te há de dar.



5 ---Não mataras.



6 ---Não cometeras adultério.



7 –Não furtaras.



8 ---Não dirás falso testemunho contra o teu próximo



9 ---Não desejaras a mulher do próximo.



10 ---Não cobiçaras a casa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem outra ciosa alguma que lhe pertença.





Esta lei e de todos os tempos e de todos os paises, e tem, por isso mesmo, um caráter divino. Todas as demais são leis esta belecidas por Moises, obrigado a manter, pelo temor, um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha de combater abusos arraigados e preconceitos adquiridos durante a servidão do Egito.

Para dar autoridade as suas leis, ele teve de lhes atribuir uma origem divina, como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos.

A autoridade do homem devia apoiar-se sobre a autoridade de Deus.

Mas só a idéia de um Deus terrível podia impressionar homens ignorantes, em que o senso moral e o sentimento de uma estranha justiça estava ainda pouco desenvolvido. E evidente que aquele que havia estabelecido em seus mandamentos: ( não mataras ) e ( não farás mal ao teu próximo ), não poderia contradizer-se ao fazer do extermínio um dever.

As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, portanto, um caráter essencialmente transitório..



( Nos dias de hoje todos os povos tem suas leis que foram criadas para a proteção de toda a saciedade e seus bens como as pro piedades publicas.

Leis que estabelecem regras que determina direitos e deveres.

Leis que punem as infrações com o afastamento do cidadão ou cidadã do seu meio social por tempo variado segundo o grau de sua culpa, sendo avaliada por um juiz ou um júri ( pessoas escolhidas por ambas as partes, que acusa e a que defende ) Cada pais tem suas leis.

Na quele tempos o povo não era dotado de fé como hoje, e não havia leis inteligentes como hoje, Moises teve que controlar o povo pelo medo, estabelecendo suas leis como leis divinas. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário