quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um Fundamento Falho

Depois de anos se debatendo com o assunto, muitos agora chegaram á conclusão de que é muito implorável que se encontre uma solução definitiva para a pergunta sobre como a religião começou.
----- Em primeiro lugar, isto se dá porque os ossos e outros vestígios de povos antigos não nos dizem o que essas pessoas pensavam, o que temiam, ou por que adoravam.
----- Qualquer conclusão tiradas á base dessas relíquias são, quanto muito, especulações. --- Ademais, as práticas religiosas dos atuais chamados povos primitivos, tais como os aborígines australianos, não são necessariamente um confiável padrão para avaliar o que as pessoas dos tempos antigos faziam ou pensavam.
---- Ninguém sabe ao certo se ou certo se ou como a cultura deles mudou ao longo dos séculos.

----- Por causa de todas as incertezas, o livro Religiões do Mundo – da Historia Antiga ao Presente conclui que “ os modernos historiadores de religião sabem que é impossível chegar ás origens da religião “ .
------ A respeito dos empenhos de historiadores, porém, o livro fez a seguinte observação: “ No passado, a preocupação de demasiado número de teóricos não era simplesmente descrever ou explicar a religião, mais sim, invalidá-la, achando que, se ficasse demonstrado que as primitivas formas se baseava em ilusões, então, as religiões posteriores e mais desenvolvidas poderiam ser minadas.”
 
---- Nestes último comentário encontra-se a chave quanto a por que vários investigadores “ científicos “ da origem da religião não apareceram com alguma explicação sustentável.

------ Diz-nos a lógica que uma conclusão correta só se pode deduzir de uma premissa.
Caso se inicie com uma premissa falha, é impossível que se chegue a uma conclusão sólida.
----- O repetido fracasso dos investigadores “ científicos “ de chegar a uma explicação razoável lança sérias dúvidas sobre a premissa na qual eles baseiam os seus conceitos.
----- Por seguirem seu conceito preconcebido, em seus empenhos de “ invalidar a religião “, eles têm tentado invalidar a Deus. – A situação é comparável ás muitas maneiras pela quais os astrônomos antes do século 16 tentavam explicar o movimento dos planetas.
----- Havia muitas teorias, mas nenhuma delas era realmente satisfatória. – Por quê ?

Porque se baseavam na suposição de que a terra era o centro do universo, ao redor do qual as estrelas e os planetas giravam. – Não se fez real progresso até que os cientistas e a Igreja Católica – estivessem dispostos a aceitar o fato de que a terra não é o centro do universo, mas sim que gira em volta do sol, o centro do sistema solar.
----- O fracasso das muitas teorias em explicar os fatos levou pessoas de mentalidade aberta, não a tentarem aventar novas teorias, mas sim a reexaminar a premissa de suas investigações.
 – E isto levou ao êxito.
---- Pode-se aplicar o mesmo principio á investigação da origem da religião. – Por causa do aumento do ateísmo e da ampla aceitação da teoria da evolução, muitos pressupõem que Deus não existe. – Baseados nessa suposição, eles acham que a explicação para a existência da religião deve ser encontrada no próprio homem.—em seus processos de raciocínio, suas necessidades, seus temores, suas “ neuroses “.
---- Voltaire declarou: “ se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo” – Assim eles argumentaram que o homem inventou a Deus.
---- Visto que as muitas teorias fracassaram em prover uma resposta realmente satisfatória, não é agora tempo de reexaminar a premissa sobre a qual estas investigações se basearam? – Em vez de infrutiferamente insistir no mesmo procedimento, não seria lógico recorrer a outra parte em busca da resposta?
----- Se nos dispusermos a ter uma mentalidade aberta como científico. – E temos um exemplo bem ilustrativo, que nos ajuda a ver por trás deste proceder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário